As contribuições da Educação Histórica no desenvolvimento do projeto "LEITURAS PARA A VIDA" implementado na
Escola Municipal Professor Salmon Gomes Figueiredo.
Diante das observações realizadas no diagnóstico de nossos alunos detectamos que os mesmos apresentam dificuldades de leitura e consequentemente de produção escrita, sendo assim, faz-se necessário um trabalho direcionado que incentive o gosto pelas mesmas.
Observamos também que os alunos não mantem contato frequente com a leitura diversificada: jornais, revistas, livros e outros, portanto ficando assim prejudicados em seu processo de aprendizagem.
Falta também autonomia dos educandos que ingressam na escola diante de situações ligadas ao dia a dia, já que são cada vez mais privados da convivência com os pais e,portanto, não desenvolvem determinadas leituras de mundo que são importantes para sua vida prática.
Partindo dessa análise a Escola implementou para o ano de 2014 o projeto: "LEITURAS PARA A VIDA" na intenção de*:
- Possibilitar ao aluno acesso ao acervo da biblioteca escolar, possibilitar que os alunos levem os livros para casa para desfrutar de uma leitura mais prazerosa;
- Despertar o interesse pela leitura como fonte de informação, aprendizagem, prazer e lazer.
Compreendendo a necessidade do projeto alcançar todas as disciplinas, o professor de História Uilson Duarte, propiciou aos alunos momentos de leitura diária livre em sala e também com orientação individual e coletiva com textos variados tais como: jornais, revistas, gibis, livros literários e paradidáticos.
Na sequencia o professor organizou um jogo intitulado: "BINGO HISTÓRICO" utilizando palavras ou expressões bastante usadas na educação histórica. Foram selecionadas 40 palavras ou expressões que foram escritas no quadro, dentre essas, os alunos deveriam escolher aleatória e individualmente 16 para montarem suas cartelas. Após confeccionarem suas cartelas, o professor iniciou o jogo escolhendo as palavras ou expressões enquanto os alunos verificavam e marcavam suas cartelas. Ao final do jogo os alunos que preencheram toda a cartela receberam livros como prêmio e tiveram que pesquisar o (os) significado (s) de cada palavra ou expressão contido em suas respectivas cartelas.
No desenvolvimento dessa atividade foi observado através da participação dos alunos o interesse dos mesmos em conhecer novas palavras e expressões que irão ajudá-los no processo de historicizar os acontecimentos. Foram entregues os seguintes livros:
Histórias divertidas da série PARA GOSTAR DE LER, Ladrão de raios da série Percy Jackson e os Olimpianos e a Estranha rua 7 de Eduardo Zugaib. |
Entrega dos livros Isadora Cristina, Coordenadora Pedagógica Edelgma, Maria Rita, Coordenadora Cacilda, Erlan, Diretora Edma e Prof. Uilson. |
Guilherme Macário e o Prof. Uilson Duarte |
Guilherme Macário exibindo e exibindo-se! As Crônicas de Nárnia de C.S Lewis. |
Parabéns pelo trabalho ! Excelente
ResponderExcluirMuito legal! Gostei!
ResponderExcluir