quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Projeto Transformação


Com o objetivo de contribuir com a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de mudar atitudes frente à sociedade em que vivem. E ao mesmo tempo diminuir os altos índices de indisciplina na Escola.
                        Compreendemos que a sociedade é constituída por pessoas e todas elas têm necessidades, desejos, direitos e deveres. Uma sociedade que se propõe a agir democraticamente deve compor-se de propostas que englobem questões de cunho socioculturais, políticas, étnicas que perpassam pelo crivo das relações, família, escola, onde a comunidade possa refletir sobre a violência, discriminação, exclusão e inclusão, bullying, para mudar atitudes do ato de cuidar e ser cuidado.
                        A escola ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, buscará eleger, como objeto de ensino, conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais, que marquem cada momento histórico, cuja aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres, sem perder de vista o que acontece no seu dia a dia.
                        Diante disso, a superação da discriminação e da construção de uma sociedade justa, livre e fraterna em que o processo educacional trata do campo ético, desenvolvendo atitudes e valores, no campo social, volta-se para a formação de novos comportamentos, novos vínculos, em relação aqueles que historicamente foram alvos de injustiças e preconceitos, ou seja, é necessário transformar as ações e atitudes presentes hoje na sociedade.
                  A Escola Municipal Profº Salmon Gomes Figueiredo, que já trabalha na perspectiva de educação inclusiva, acolhendo a todos sem mecanismos de seleção ou discriminação, garantindo o acesso e a permanência do educando na escola, promovendo uma educação de qualidade, propõe ampliar suas ações neste sentido, buscando o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico mais avançado, no que concernem as questões educacionais que englobem inclusão e exclusão social.
                   Sendo assim proporemos reflexões sobre as diferenças culturais que refletem as relações de poder vigentes na sociedade atual. Refletiremos também sobre as questões afro-brasileiras e indígenas, propondo eliminar o silêncio diante da opressão, humilhação e preconceitos que se submete a população negra e indígena, desde o início da formação de nossa sociedade.

                Com o objetivo de oportunizar o acesso dos educandos, a diferentes bens culturais, valores, vivencias e espaços que propiciem a ampliação das relações humanas, construindo novos caminhos, resgatando os valores que estão esquecidos pela sociedade, refletindo sobre a importância dos mesmos na formação de cidadãos conscientes de suas atitudes, que sejam solidários éticos, cooperativos, respeitosos e sem preconceitos realizamos as seguintes ações:

Coral com músicas sobre a paz realizado por alunos do Ciclo II para das famílias, sob orientação da professora Selma Soares de Andrades Maranhão.

Apresentação sobre o Planeta Terra com alunos do Ciclo II, sob orientação da professora Rosemary.

Apresentação da música "Eh bicho" de Marcelo Barra, sob orientação da professora Edelgma Maria Borges Lima.

Apresentação de Teatro de Fantoches: Direitos e Deveres dos alunos. Com a diretora Edma Maria de Resende e a professora Luciana Vaz dos Reis.

Apresentação do Teatro: Sopa de Pedra de Pedro Malasartes.

Com as professoras Maria do Socorro Sousa e Luciana Vaz dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário