quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Esporte Educacional, Handebol, Inclusão e Cidadania


              Este projeto iniciou em nossa instituição de ensino à 8 anos com o professor Jorge Rosa Castilho que em parceria com a Associação Força Atlética e Agel atendiam os alunos da escola com iniciação esportiva em handebol nos turnos intermediários (de 11:30 as 12:30 e das 17:30 as 18:30). 
          Devido excelentes resultados alcançados com este projeto o professor Jorge Castilho buscou patrocínio junto à Petrobras para expandir o antedimento à outras unidades escolares.                
           Atualmente o projeto atende 5 novos núcleos de desenvolvimento do esporte e cidadania através do handebol e 1 núcleo já existente que desenvolve este trabalho (Núcleo Escola Professor Salmon Gomes Figueiredo).   
          Os problemas que são considerados prioritários para o projeto são:
- Drogas: vamos atuar na conscientização das causas destrutivas destas e prevenção através de atividades que ocupem o tempo ocioso e também a abertura de outras perspectivas para as crianças.
- Prostituição: da mesma forma vamos atuar na conscientização do problema. Os principais vilãos destes problemas sejam: a pobreza, ociosidade e a pouca ou nenhuma perspectiva quanto ao futuro e a sedução de criminosos que mostram oportunidade de ganho fácil.
         Pretendemos atuar principalmente no combate à ociosidade e na conscientização dos danos causados por esses problemas, bem como no encaminhamento para outros profissionais e ou associações de casos que se fizerem necessários.
        Cada turma tem 3 horas/aulas semanais de handebol e mais 1 hora/aula de trabalhos com temas ligados à construção da cidadania, preservação ambiental, responsabilidade social, esporte, saúde, higiene, educação sexual e outros temas que sejam importantes para a comunidade.
          Todo trabalho é avaliado mensalmente, através de reflexão com os alunos, análise do coordenador do projeto, índice de permanência dos alunos, envolvimento da comunidade, fatores de melhora atitudinal e desempenho na educação formal.
         Mensalmente realizamos um torneio interno em cada núcleo, onde além de jogar handebol as crianças podem interagir com outras, brincar com brincadeiras tradicionais, se divertir (pular corda, cama elástica, brincadeiras lúdicas) e ainda realizamos junto com as escolas exposição de trabalhos culturais destes alunos.
        Através de atividades dirigidas propiciamos discussão sobre os problemas de cada comunidade e outros temas relacionados com trânsito, preservação ambiental, drogas, educação sexual, doping, esporte e mídia e o direito da população ao esporte.
       Semestralmente realizamos um torneio de integração entre os núcleos. Nestes eventos propiciamos momentos de interação entre as crianças dos vários núcleos. Estes eventos são em forma de festival esportivo, onde as criança jogam sem se preocupar com resultados, pois não há contagem de placar e nem jogos de núcleos contra núcleos. As crianças são organizadas em equipes conforme a faixa etária, misturando crianças de vários núcleos em cada equipe, assim temos uma integração melhor.

Abertura dos Jogos Interclasses com professor Jorge Rosa Castilho

Hino Nacional 

Jogos entre núcleos
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário