A escola em parceria com o
Ministério da Educação e do Meio Ambiente, participou da Conferência Nacional Infantojuvenil
pelo Meio Ambiente (CNIJMA) e agindo em prol da sustentabilidade. Esse amplo
processo de mobilização visou envolver todas as escolas brasileiras que possuíam
pelo menos uma turma dos anos/ séries finais do ensino fundamental.
Nossa escola foi convocada a
enfrentar um duplo desafio: educar para a sustentabilidade ao mesmo tempo em
que se transforma em um espaço educador sustentável. Acreditamos que estes
desafios repercutem na sociedade, demonstrando que é possível construirmos
espaços de referência que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente,
diminuindo o impacto causado pela ação humana.
Na
primeira etapa do trabalho os professores exploraram o tema sustentabilidade
com os alunos, realizando pesquisas.
Realizamos a eleição de delegado e suplente. Para isso cada sala do agrupamento “F” do ciclo II elegeu dois representantes, um representante para concorrer ao cargo de delegado e outro para suplente. No dia 28 de agosto aconteceu a eleição do delegado e suplente e uma palestra com Professor Valter da AMA sobre sustentabilidade e poluição atmosférica.
Mariel Henrique - Eleito a Delegado.
Anna Luiza - Eleita a Suplente
Resultado das Eleições:
Mariel Henrique eleito a delegado com 67 votos
Anna Luiza eleita a suplente com 77 votos
Palestra com Professor Valter da AMA sobre sustentabilidade e poluição atmosférica.
O professor conseguiu envolver a participação de todos os alunos realizando três palestras.
Nossa escola está desenvolvendo o Projeto MMA escolar (Melhorando o Meio Ambiente Escolar) com o objetivo de analisar
as questões ambientais do ponto de vista local, regional e nacional
estabelecendo relações entre causa e efeito, percebendo a necessidade de
diminuição da poluição do solo e de realização da coleta seletiva do lixo,
encaminhando-o para a reciclagem e reaproveitamento, evitando o desperdício dos
recursos naturais.
Para isso estamos realizando as seguintes ações:
· - Realizar palestras com profissionais da área
sobre o tema abordado;
· - Realizar estudos e pesquisas sobre a poluição
do solo, o processo de decomposição do lixo, suas consequências e as doenças
advindas do mesmo; e coleta seletiva;
· - Promover caminhadas com os alunos nas
proximidades da escola para observar os agentes que estão causando a poluição
do solo;
· - Encaminhar ofício a AMMA solicitando a
implantação de um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) na escola;
· - Promover campanhas de conscientização com a
comunidade sobre o desperdício de materiais reaproveitáveis;
· - Promover campanhas de coletas seletivas em
casa, na escola e nas proximidades da escola;
· - Promover “mutirão da limpeza” na escola, levando
os alunos a separar e selecionar o lixo;
· - Afixar lixeiras nas salas de aula para
realizar a separação do lixo reciclável;
· - Realizar visita ao Aterro Sanitário e
promover debate sobre o tema após a visita;
· -Realizar oficinas utilizando o
reaproveitamento dos materiais recicláveis construindo brinquedos e outros
produtos;
· - Participar de mostra pedagógica realizada
pela escola expondo para a comunidade os trabalhos feitos pelos alunos tratando
da preservação ambiental.
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