terça-feira, 9 de setembro de 2014

RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS


Alunos da turma B3 com a prof. Luciana realizando pesquisa no Ambiente Informatizado 

  


No contexto folclórico o brinquedo popular é peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e coordenação motora da criança. O brinquedo artesanal nunca deixou de ser fabricado, principalmente nas regiões mais pobres do Brasil, onde o artesanato é o meio de subsistência da maioria da população.

A professora Luciana desenvolveu o projeto: “Resgatando as brincadeiras antigas”, com a turma: B-3. Os alunos fizeram pesquisa no laboratório de informática, sobre os brinquedos e as brincadeiras antigas, na sala de aula cada criança descreveu e ilustrou sobre o brinquedo que ela mais gostou.

Em um segundo momento foi pesquisado sobre a história da pipa: No Brasil, estima-se que as pipas tenham chegado pelas mãos dos portugueses na época da colonização. Hoje, elas são conhecidas por diversos nomes, dependendo da região do País: arraia (Bahia), pipa (Rio de Janeiro e Goiás), papagaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), quadrado, tapioca, balde (Nordeste) e (Maranhão).
          Como culminância do projeto, os alunos confeccionaram pandorgas, utilizando: jornal, barbante e papel crepom. Fizeram um gostoso momento de lazer brincando com as pandorgas.

Um comentário: