quarta-feira, 3 de setembro de 2014

GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA


 

As professoras Daniella Alessandra e Maria do Socorro Sousa realizaram com os alunos das turma A1 e A2 uma atividade prazerosa de leitura e produção textual com o objetivo de levar os alunos a compreenderem que receita culinária é um gênero textual no qual predomina o aspecto tipológico do descrever ações, tendo, como estrutura, as seguintes partes: ingredientes, modo de fazer, tempo de preparo, calorias e rendimento. No trabalho com receitas, deve-se considerar o objetivo deste gênero textual, quem faz uso dele (escreve e lê), onde encontramos e do que fala uma receita.

As professoras iniciaram a atividade apresentando um texto de receita de salada de frutas, e incentivaram os alunos a pesquisarem com a família as receitas mais conhecidas. Posteriormente fez a leitura de algumas delas com os alunos e logo após contaram  a história do livro literário “A menina que não gostava de frutas” utilizando o data show. Após exploração da história  pediram que os alunos trouxessem frutas de casa para a confecção da salada na escola. Esta atividade foi feita seguindo cada passo da receita e os alunos puderam compreender a estrutura textual da receita, as capacidades de medidas,a importância das frutas para o bom crescimento e a questão da higiene para a preparação dos alimentos e ainda  conseguiram relacionar campo e cidade. Em outra ocasião fizeram com os alunos a receita de peta com a qual assaram no formato das letras do alfabeto, proporcionando a fixação deste conteúdo.

3 comentários:

  1. Parabéns professoras eles amaram ,muitos foram meus alunos ano passado e foram lá na sala contar a novidade fizemos biscoito ,essa alegria e animação deles é que vale e uma maneira bem lúdica e gostosa para incentivar a leitura.beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabens mesmo a Allyce fica muito feliz ela chega em casa contando as novidades...

    ResponderExcluir